Quando se fala em pão doce de Natal, a lembrança óbvia é o panetone. Mas já há alguns anos, aqui em casa, esse acepipe de origem italiana foi substituído por outro de origem alemã, o stollen. Enquanto o panetone é um pão "de verdade", pois faz uso de fermento biológico fresco, o stollen vai mais para o lado do bolo. Também leva uvas passas e frutas cristalizadas na receita, mas a semelhança termina aí. Eu, particularmente, o prefiro ao panetone. Não sei se a receita que eu uso é a original alemã. Mas é a mais gostosa que testei até agora.
- 500g farinha de trigo
- 6 cl. (chá) fermento em pó
- 200g. açúcar
- 3 cl. (chá) açúcar baunilha
- 1 pitada de sal
- 1 cl. (café) essência de amêndoa
- 1 cl. (chá) essência de limão
- 2 cl. (chá) rum
- 1 pitada de cravo em pó
- 1 pitada de noz moscada ralada
- 2 ovos
- 175g manteiga ou margarina
- 250g ricota
- 125g passas brancas
- 125g passas escuras
- 125g amêndoas ou avelãs moídas
- 40g cidra ou laranja cristalizada
Para pincelar:
- 50g manteiga derretida
Para polvilhar:
- 50g açúcar confeiteiro
Modo de preparo:
Misturar a farinha e o fermento em pó. Peneirá-los sobre uma tábua - pode ser na pia também.
Fazer uma cavidade no centro e colocar nela o açúcar, o açúcar baunilha, o sal, os aromas, o rum, os condimentos e os ovos.
Misturar esses ingredientes com parte da farinha até formar um mingau grosso.
Sobre este, dispor a manteiga fria (cortada em pedaços), a ricota (passada pela peneira), as passas, as amêndoas e a cidra.
Cobrir tudo com a farinha.
Comprimir os ingredientes amontoando-os entre as mãos e amassá-los rapidamente, partindo do centro, até obter uma massa homogênea.
Se estiver pegajosa, misturar mais um pouco de farinha.
Achatar a massa levemente, dando-lhe formato alongado, afundá-la no meio ao comprido com um rolo e dobrar um lado por cima do outro.
Colocá-lo em assadeira untada e forrada com papel alumínio (ou papel manteiga).
Assar por aproximadamente 75min. em forno médio (180°) pré-aquecido.
Ao retirar do forno, pincelar com a manteiga e em seguida polvilhar com o açúcar.
Obs.:
- A quantidade e a proporção das frutas - passas e cidra (ou laranja) - não precisa ser exata. Um pouco mais, ou um pouco menos, não faz mal algum e não estraga o ponto da massa.
Por não gostar muito de passas, em geral substituo parte delas por cerejas ao maraschino. - Para dar uma incrementada no sabor, costumo deixar as frutas imersas no rum durante 1h, antes de iniciar o preparo.
- Não gosto de cravo nem de noz moscada, então simplesmente eu os suprimo da preparação. Por serem apenas aromatizantes, sua ausência também não atrapalha o ponto da massa.
- Em algumas receitas, coloca-se um rolinho de marzipã no meio da massa antes de enrolá-la. Eu, pessoalmente, nunca testei assim.
- Sei que, apenas lendo, talvez fique um pouco confuso para entender a maneira de enrolar o pão. Aqui tem um vídeo para dar uma ideia de como proceder.
0 pitacos:
Postar um comentário